Índice
5 Motivos para implementar o BPO Financeiro no seu negócio!
Via de regra, muitos empreendedores precisam se desdobrar para dar conta de suas tarefas frente a correria do dia-a dia. E por consequência, muitas vezes não conseguem dar a devida atenção para as finanças do seu negócio.
Além da escassez de tempo e da complexidade que envolve a gestão de finanças corporativas, diversas empresas ainda não podem contar com departamentos financeiros bem estruturados. Todavia, para se alcançar bons resultados, é preciso que o empresário esteja em sintonia com a gestão de finanças da sua empresa.
Segundo João Esposito, economista e CEO da Express CTB – accountech de serviços empresariais, “Grande parte dos empresários não se sentem preparados para assumir sozinhos as rotinas financeiras demandadas em seu negócio. Nesse sentido, a contratação de um profissional especializado, renovaria o fôlego que sua empresa precisa, permitindo que sua atenção fique voltada, especificamente, para a atividade fim”.
O que é e para que serve o BPO Financeiro?
O termo Business Process Outsourcing, ou simplesmente BPO vem do inglês, e sua tradução literal significa Terceirização de Processos e Negócios. Logo, o BPO é a terceirização da gestão de processos específicos. Assim, BPO Financeiro trata-se da terceirização relacionada à gestão do financeiro do seu negócio.
O BPO Financeiro se encaixa perfeitamente para aquelas empresas que possuem um quadro de funcionários mais enxuto, em que não há margem para contratar um colaborador especializado, garantindo a expertise necessária para tocar as finanças do negócio. Quanto às empresas maiores e mais complexas é quase que obrigatório contar com parcerias especializadas em assuntos financeiros e contábeis, para auxiliar na capacitação da equipe e na organização dos processos, haja vista a enorme burocracia de certas operações.
Você quer ter mais tranquilidade e segurança na gestão do seu comércio? Então você precisa conhecer a CJR Contabilidade, a empresa que oferece o melhor serviço de BPO Financeiro para o seu segmento.
O BPO Financeiro é a terceirização dos processos financeiros da sua empresa, como controle de caixa, emissão de notas fiscais, conciliação bancária, gestão de contas a pagar e receber, entre outros.
Com o BPO Financeiro da CJR Contabilidade, você pode focar no que realmente importa: vender mais e melhor. Nós cuidamos de toda a burocracia para você, com profissionais qualificados e experientes nos setores contábil, fiscal e pessoal.
Além disso, você conta com uma contabilidade consultiva, que te ajuda a tomar as melhores decisões para o seu negócio, com base em relatórios financeiros precisos e atualizados.
Não perca tempo e entre em contato com a CJR Contabilidade hoje mesmo. Nós temos a solução ideal para o seu comércio varejista ou atacadista, Confira e solicite um contato!
5 motivos para implantar o BPO Financeiro
O BPO Financeiro oferece uma série de vantagens que contribuirão com certeza na gestão da sua empresa. Ele abrange desde a redução de custos até a tomada de decisão. De maneira geral, em decorrência desse trabalho especializado, toda a operação fica mais focada nas suas próprias competências.
Apresentamos então cinco motivos que comprovam que escolher o BPO Financeiro é uma excelente escolha para o seu negócio:
Otimização dos processos
Após implementar o BPO Financeiro em seu negócio, é certo que, em pouco tempo, você perceberá os impactos positivos. Isto é resultado da atuação de profissionais especializados, destinados a executar tarefas importantes do setor.
Além de executar as principais tarefas do setor, a equipe do BPO Financeiro também está apta a analisar necessidades financeiras específicas da empresa. Para isso, é elaborado um planejamento totalmente personalizado e direcionado para a otimização dos processos financeiros, assegurando uma atuação estratégica e o cumprimento dos prazos.
Redução de gastos
A implementação de uma operação terceirizada para o setor, resultará em menos despesas, isso porque, a empresa não precisará contratar uma equipe interna toda voltada para o departamento financeiro. Como consequência, os encargos trabalhistas serão reduzidos e haverá menor necessidade de investimentos em infraestrutura e tecnologia. Eis aí uma vantagem direta para os cofres corporativos que o BPO Financeiro pode proporcionar.
Além disso, com o BPO Financeiro, você não ficará pagando multas por atrasos de pagamentos.
Mais confiança e segurança financeira
Nada é mais substancial para o gestor do que a tranquilidade de poder contar com posicionamentos confiáveis e seguros, principalmente, diante de sócios e investidores.
A modalidade do BPO Financeiro é importantíssima para que o setor tenha a segurança da informação, respaldada por profissionais qualificados na gerência das tarefas financeiras.
Aumento da produtividade em outros departamentos
Outro fator a se considerar é que, essa modalidade de trabalho apoia outros setores da empresa a serem mais produtivos. Isso porque, as demandas do departamento financeiro e de outras áreas são tratadas de forma mais rápida e estratégica, mantendo o foco na eficiência e assim, minimizando o risco de cometer erros em atividades mais burocráticas, além de auxiliar na tomada de decisão e nos direcionamentos aos outros departamentos de trabalho.
Garantir a organização, disciplina e o bom desempenho do financeiro, são as principais premissas do BPO Financeiro, ou seja, o seu objetivo é entregar performance e outros diferenciais.
Interface com a contabilidade
A relação empresa x contabilidade envolve uma série de obrigações rotineiras para ambos. As demandas são constantemente enviadas à contabilidade para que os procedimentos fiscais, pessoais e contábeis sejam realizados. Nesse contexto, muitas tarefas acabam sendo negligenciadas, o que resulta em desgastes desnecessários e até multas.
Portanto, a possibilidade de integração com a sua contabilidade permite eliminar esses gargalos.
Quais os serviços que um BPO Financeiro oferece?
O BPO Financeiro é um serviço totalmente personalizado, ou seja, que se adapta as necessidades e realidade de cada negócio. Por isso é preciso compreender a sua posição e o seu propósito. De modo genérico o rol de serviços mais utilizados por quem contrata o serviço são:
- Conciliação das entradas e saídas de recursos;
- Controle e registro de contas a pagar no sistema financeiro;
- Agendamento dos pagamentos no banco;
- Emissão de notas fiscais;
- Controle e registro de contas a receber;
- Emissão de relatórios para acompanhamento de inadimplentes.
Como implementar o BPO Financeiro em minha empresa?
Primeiramente, identifique quais os desafios financeiros que sua empresa enfrenta no momento. Levantadas essas necessidades, você já consegue ponderar se a contratação é viável ou não para o negócio e identificar os especialistas necessários para atender a demanda.
Feito isso, é hora de verificar as opções existentes no mercado, analisar valores e pacotes oferecidos no serviço. A dica aqui é optar por empresas experientes e com o conhecimento de mercado.
“Ao contratar um(a) assessor(a) financeiro, este(a) não ficará responsável em realizar operações financeiras nos bancos dos clientes, ele(a) irá organizar e realizar os agendamentos. Os pagamentos são autorizados e realizados pelos titulares e/ou procuradores da contratante”, destaca Esposito.
Pois bem! Superada essas etapas e feitos os ajustes necessários, a rotina da empresa passa a ser enviar os comprovantes de gastos e receitas para que o assessor financeiro possa conciliar com as contas bancárias, bem como, as informações dos novos compromissos financeiros e os novos contratos celebrados com clientes.
Além disso, o assessor passa a enviar relatórios periódicos que demonstram em tempo real a saúde financeira da empresa e que podem auxiliar em novos investimentos para o crescimento do negócio.