Índice
5 dicas para a gestão efetiva do fluxo de caixa em sua prestadora de serviços
A gestão do fluxo de caixa é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Saiba como realizá-la de forma efetiva em sua prestadora de serviços!
A gestão do fluxo de caixa é um elemento fundamental para manter a sua prestadora de serviços saudável, lucrativa e em pleno funcionamento.
Afinal, essa gestão consiste no correto registro, na organização e no controle de todas as entradas e saídas do seu caixa em um determinado período, ou seja, de todas as suas movimentações financeiras.
Desse modo, se você deseja manter sua prestadora de serviços lucrativa e se proteger da falência, realizar a efetiva gestão do seu fluxo de caixa é um dos segredos.
Por isso, no artigo de hoje, preparamos 5 dicas de ouro para você realizar uma gestão de sucesso. Confira!
Veja também:
- Fluxo de Caixa: o que é, como fazer e por que ele pode ajudar a sua empresa!
- Fluxo de caixa projetado: a solução emergente para a segurança financeira da sua empresa;
- Fluxo De Caixa: Como Fazer Minha Empresa Continuar Tendo Ganhos Em Tempos De Crise?
1. Separe as contas pessoais das contas da sua prestadora de serviços
O primeiro passo é separar as contas pessoais das contas da sua prestadora de serviços. Isso porque misturá-las irá mascarar os dados reais de suas finanças, evitando que se tenha um diagnóstico financeiro real e efetivo.
2. Atualize diariamente o fluxo de caixa
É fundamental registrar todas as entradas e saídas de dinheiro diariamente para que nenhuma informação seja deixada de lado.
Isso significa que você poderá ver a qualquer momento qual é a situação financeira atual de sua empresa, poderá prever se terá dinheiro suficiente para honrar seus compromissos etc.
Além disso, você poderá prevenir possíveis prejuízos, além de evitar erros financeiros.
3. Registre todas as movimentações financeiras
Mantenha o registro de todas as movimentações financeiras de sua prestadora de serviços, sejam elas despesas, receitas, financiamentos, empréstimos etc. Lembre-se: até mesmo os centavos importam.
Isso permitirá que você acompanhe seu fluxo de caixa de forma mais eficaz. Você saberá quanto dinheiro possui para atender a outros compromissos financeiros, bem como poderá identificar possíveis desperdícios de dinheiro.
4. Categorize suas movimentações financeiras
As movimentações financeiras podem ser categorizadas de várias maneiras, dependendo de sua empresa. Essa categorização é fundamental para facilitar a identificação dos principais tipos de gastos e receitas, bem como suas origens.
Você pode criar categorias entre aluguel, compra de insumos, investimentos recorrentes, clientes etc.
5. Utilize um sistema de gestão de fluxo de caixa
Você deve utilizar a tecnologia como uma importante aliada para manter uma efetiva gestão do seu fluxo de caixa.
Existem diferentes softwares específicos para o controle e organização do seu caixa, o que trará maior segurança, facilidade de acesso às informações financeiras, organização etc.
Dica extra: conte com o suporte especializado da CJR Contabilidade
Nós, da CJR Contabilidade, somos especializados em prestadores de serviços e vamos prestar todo o suporte de que você precisa para manter a gestão efetiva do seu fluxo de caixa.
Entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo!
CLIQUE AQUI PARA UMA GESTÃO EFETIVA DO SEU FLUXO DE CAIXA!