Índice
Descubra como fazer a gestão de estoque em seu comércio varejista
Em qualquer negócio de varejo, a gestão de estoque é uma das coisas mais importantes a se ter em mente. Saiba como realizá-la de forma efetiva
Quer você esteja administrando uma pequena loja ou um grande varejo, ter uma boa gestão de estoque irá garantir maior organização para o seu comércio, evitará a falta e perda de produtos, bem como o seu excesso e desperdício, permitindo que o negócio funcione de forma saudável.
Afinal, manter sempre o controle de seus produtos, suas localizações, quantidades e outros detalhes é necessário para operações tranqüilas e eficientes.
Mas você sabe como realizar essa gestão em seu comércio?
Continue lendo e confira 3 dicas de como você pode aplicar uma efetiva gestão de estoque em seu comércio varejista.
Leia também:
- Entenda como o planejamento tributário ajuda a enxugar os custos em sua empresa;
- Saiba como melhor investir no departamento de vendas;
- Você sabe quando deve destacar o valor do frete na nota fiscal?
1 – Faça o inventário dos seus produtos
Trata-se de uma importante ferramenta para gestão efetiva do seu estoque, pois permite o seu controle físico e financeiro.
Portanto, anote e registe o nome e quantidade de cada produto, bem como suas categorias e preços.
Em seguida, compare essas informações com a quantidade registrada no sistema de controle de estoque utilizado.
Assim, você poderá:
- Saiba a quantidade real dos produtos que compõem seu estoque, bem como cada tipo de produto;
- Identifique os produtos que estão próximos a perder sua validade ou relevância, sendo necessário realizar promoções para sua venda mais rápida a fim de evitar desperdícios;
- Possua maior previsão de estoque, evitando a sua falta ou o seu excesso;
- Problemas com suas notas fiscais etc.
2 – Realize o controle de entradas e de saídas do estoque
Sem o devido registro de todas as entradas e saídas de produtos, você não poderá realizar uma efetiva gestão do seu estoque, visto que não conseguirá identificar, com precisão, a quantidade de produtos disponíveis.
Portanto, faça o correto acompanhamento e controle de todas as movimentações no estoque, como trocas, vendas, compras e devoluções de produtos.
3 – Use um sistema integrado
Utilizar sistemas informatizados e integrados é fundamental para manter o controle de estoque do seu comércio varejista.
Afinal, com esse sistema, será possível gerar relatórios atualizados sobre os produtos que possuem maior e menor demanda, os que são vendidos frequentemente, os de giro sazonal e outras informações relevantes para um melhor planejamento de compra e venda de produtos.
Conte com o suporte especializado da CJR Contabilidade!
Sabemos que muitos gestores podem ter dificuldades para realizar a efetiva gestão de estoque em seus comércios varejistas, por ser uma atividade contínua que demanda tempo, atenção e conhecimento.
Felizmente, você não está sozinho nessa importante tarefa. Afinal, nós, da CJR Contabilidade, vamos ajudar você.
Entre em contato conosco para conhecer de perto os nossos serviços contábeis e a diferença que podemos fazer em seu negócio.
CLIQUE AQUI PARA TER UM COMÉRCIO MAIS ORGANIZADO, SAUDÁVEL E SEGURO!