Plano de contingência: entenda como funciona e não passe sufoco em sua empresa

Plano de contingência

Compartilhe nas redes!

Entenda porque todo comércio precisa de um plano de contingência 

O plano de contingência é uma das ferramentas mais importantes para garantir a continuidade da sua empresa

Apesar de todos os esforços de planejamento, sempre há a possibilidade de problemas inesperados afetarem uma empresa e causarem prejuízos. Para se proteger contra esses riscos, é fundamental ter um plano de contingência.

Isso inclui cenários como mudanças legislativas que impeçam a realização de vendas, o fechamento de fornecedores de matérias-primas essenciais ou até mesmo pandemias que afetam a indústria. 

Para gerenciar esses riscos de maneira eficaz, é preciso criar um plano de contingência. Se você quer saber como fazer isso, basta continuar lendo este guia completo sobre o assunto!

O que é plano de contingência?

O plano de contingência é um documento que visa avaliar, padronizar, orientar e treinar as ações e estratégias necessárias para lidar com situações adversas e anormais que podem ocorrer na empresa. Ele também busca manter a normalidade e evitar que uma crise afete gravemente o funcionamento da empresa. 

É também conhecido como plano de continuidade de negócios, plano de recuperação de desastres ou plano de gerenciamento de incidentes. 

As situações que podem gerar desequilíbrio podem variar conforme as características da empresa. Por exemplo, sua empresa pode estar exposta a riscos como:

  • Falhas no sistema de computadores ou na rede de internet;
  • Perda de dados devido a problemas técnicos ou ataques cibernéticos;
  • Desastres naturais ou outros eventos que afetem o acesso o seu negócio.

Geralmente, na maioria das empresas, os casos incluem fatores como incêndios, falta de energia ou água, ataques virtuais, acidentes de trabalho, assaltos, desastres naturais, perda de documentos importantes, greves, paralisações, crises econômicas e pandemias, como a COVID-19.

Entenda como os planejamentos podem ajudar no momento de efetuar um plano de contingência:

Como um plano de contingência pode te ajudar? 

Você já sabe o que é um plano de contingência, mas ainda tem dúvidas sobre se ele pode ser útil para a sua empresa? Além dos benefícios mencionados anteriormente, um plano de contingência também pode ajudá-lo a:

  • Reduzir as perdas durante situações imprevistas;
  • Identificar de maneira mais detalhada os riscos corporativos;
  • Ter um norte para orientar o comportamento da equipe em caso de emergência;
  • Desenvolver uma mentalidade de proteção, na qual os colaboradores estejam sempre preparados para lidar com o pior, mesmo que estejam esperando o melhor.

Como elaborar um plano de contingência?

Para elaborar um plano de contingência na empresa, é importante seguir os seguintes passos:

  1. Identifique os riscos: faça uma avaliação dos possíveis riscos que podem afetar a empresa, incluindo fatores internos (como falhas de equipamentos) e externos (como desastres naturais);
  2. Estabeleça prioridades: defina as ações que devem ser tomadas em caso de cada tipo de risco, estabelecendo prioridades para as situações mais críticas.
  3. Desenvolva um plano de ação: crie um plano detalhado que inclua as medidas a serem tomadas em caso de cada tipo de risco, incluindo informações sobre responsabilidades, procedimentos e contatos de emergência.
  4. Treine a equipe: ensine a equipe a lidar com crises e faça exercícios de simulação para garantir que todos estejam preparados para agir de maneira rápida e eficiente em caso de emergência.
  5. Teste e revise o plano: teste o plano de contingência em situações simuladas e revise-o periodicamente para garantir que ele esteja sempre atualizado e adequado às necessidades da empresa.

Conheça a CJR 

Se você quer saber mais sobre o plano de contingência e obter resultados mais rápidos, conte com a CJR para te ajudar. Envie uma mensagem agora mesmo e receba atendimento personalizado, esperamos você! 

TENHA AGORA UM PLANO DE CONTINGÊNCIA EFICAZ E NÃO PASSE APUROS COM SUA EMPRESA

Summary
Plano de contingência: entenda como funciona
Article Name
Plano de contingência: entenda como funciona
Description
Você já ouviu falar em plano de contingência? Sabe como ele pode ajudar na sua empresa e a potencializar os seus lucros?
Author
Publisher Name
CJR Contabilidade
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Quais tributos o comerciante precisa conhecer? Descubra agora! Saiba quais…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top